Técnica x Habilidade

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Uma provém da repetição, da racionalidade e de um aprendizado consciente. Enquanto a outra surge do lúdico, do instinto e da fantasia.

A técnica pode ser aprendida e aprimorada nas categorias de base dos clubes e durante a carreira. Já a habilidade surge e se desenvolve nos campos de pelada, sem regras e sem professores.

O ponto chave da discussão que venho levantar é a eficiência de cada um dos atributos. Encontramos com muita facilidade excelentes jogadores que são técnicos apesar de não possuir habilidade nenhuma. Por outro lado, o instinto precisa da razão para sobreviver e por isso diversos jogadores talentosos ficam pelo caminho na carreira.

Uma característica em comum, além da técnica e da habilidade, em todos os verdadeiros craques já surgidos é a capacidade de antever um lance. Ele sabe, mas não sabe que sabe. É o conhecimento que ainda não foi percebido, racionalizado pela consciência e que, de repente, sem pensar e avisar surge na mente.

E um dos encantos que o futebol proporciona vem dessa capacidade que ele tem de, uma vez ou outra, nos brindar com o fascínio que um lance inesperado e genial exerce em nós.

0 comentários: