As possibilidades paraenses na Série C

sexta-feira, 5 de junho de 2009
Com novo formato, não tão atraente como a CBF planejava, a Série C deste ano está enxuta e o caminho ao acesso se torna mais curto do que nas edições anteriores.

Vejo Águia e Paysandu claramente como favoritos a conseguir a classificação nesta primeira fase, e isto se deve em grande parte à fragilidade dos adversários.

O Rio Branco já não conta com o mesmo poderio financeiro de anos passados e hoje o elenco se mostra deveras limitado, a começar pelo técnico Ewerton Goiano, que começou o Campeonato Paraense deste ano pelo Ananindeua, e nos ensinou como desnivelar um time do favoritismo à candidato ao rebaixamento em apenas 1 mês. Sampaio Corrêa se mostrou um desastre nas duas rodadas iniciais e o Luverdense talvez seja um time que consiga incomodar os paraense nessa briga, mas para mim seria zebra.

Percebo o Águia em plena evolução em todos os aspectos. O time mantém o mesmo sistema de jogo desde o ano passado, varia pouquíssimo deste 3-5-2. Os jogadores conseguem assimilar bem a filosofia de jogo proposta por João Galvão e, sempre subestimado pelos adversários, o time marabaense consegue surpreender com seus contra-ataques relâmpagos.

Já a equipe bicolor vive um momento delicado. Não se apresentou bem na estréia e isso ocasionou uma pressão de certa forma até exagerada pelas bandas da Curuzú. O time pareceu estar em um declive no aspecto físico e penso que a mudança no sistema de jogo também atrabalhou o rendimento da equipe. Édson Gaúcho saiu do 4-2-3-1 para o 4-2-2-2 e o time encontrou sérias dificuldades para articular-se ofensivamente. É hora de cautela nas atitudes, sob o risco da carruagem listrada virar abóbora no momento mais importante da temporada.

0 comentários: