A mágica de Valtinho

sexta-feira, 24 de abril de 2009
Aonde começa o ataque e aonde começa a defesa ?

Fácil. O ataque começa quando se ganha a posse de bola e a defesa quando se perde a bola. Certo?

Imagine a seguinte situação: um volante do time A consegue recuperar a bola de um adversário, mas ao se ver cercado recua a bola para os defensores que trocam passes curtos, tentando manter a posse de bola enquanto encontram enormes dificuldades de sair pro jogo contra o time B, que exerce uma marcação por meia-pressão. E agora? Quem está atacando e quem está defendendo? Não é possível definir aonde começam o ataque e a defesa. Um está intrinsecamente conectado ao outro.

Uma das situações de jogo mais fundamentais para um time é a transição defesa/ataque, o momento entre a recuperação da bola e a criação ofensiva. Mas para chegar à frente com um grande número de jogadores sem ficar desprotegido, um time precisa ter um perfeito timing de transição.

Um dos ''segredos'' do São Raimundo está exatamente aí. No curto espaço de tempo entre ganhar a bola e atacar. O que faz com o que o time obtenha vantagem numérica no campo ofensivo por consideráveis vezes.

Enxergar isso é fácil, o difícil é entender como se faz.

No momento em que o time santareno está sem a posse da bola, o posicionamento e a atitude dos jogadores já é estabelecido de maneira à propiciar um rápida transição. E no momento em que a equipe recupera a posse de bola, o sucesso da investida depende enormemente da movimentação dos homens de frente, que devem se mover em diagonal de maneira a abrir espaços na zaga adversária para a chegada dos jogadores que partem de trás da linha da bola. Tudo tem que ser perfeitamente ensaiado para que não ocorram erros de passe. E neste caso é.

0 comentários: