Análise - Remo x Águia

sexta-feira, 27 de março de 2009
Me arrisco a dizer que foi a pior apresentação do Remo desde a goleada sofrida para o São Raimundo. E sabe aquela postagem que eu fiz sobre o Águia àlgumas semanas atrás ? Esqueca. As coisas mudaram. O time ganhou confiança e vem jogando bem.

No primeiro tempo se viu um Remo completamente perdido na marcação. Artur Oliveira deveria estar ciente que o Águia vem jogando em um 3-5-2 e me surpreendeu quando vi os laterais do Remo avançando ao mesmo tempo e marcando em cima. O resultado disso foi um Águia extremamente dinâmico, com passes rápidos, explorando muito bem as costas dos laterais remistas que inevitavelmente levavam desvantagem, e assim, por vezes saía um zagueiro para cobrir o lateral, por vezes um volante. Na verdade não importava e o resultado era o mesmo: o Remo sem o homem da sobra e a zaga no mano-a-mano. Uma falha tática absurda e primária. Nestas horas é importante atentar para como uma falha tática prejudica imensamente o desempenho individual dos jogadores.

Os volantes azulinos se viram obrigados a jogar extremamente recuados quando o time não tinha a posse de bola, e inevitavelmente os rebotes sobravam para os meio-campistas do Águia. Além disso, o time perdeu bastante poder na saída de bola e a válvula de escape eram os chutões para tentar manter a posse de bola na frente ou arriscar um contra-ataque fortúito.

Quando não se tem a posse de bola não se joga. Quando a marcação está falha é impossível um time impor seu jogo ofensivo.

Azar dos marabaenses que o Remo contava com Adriano numa noite das mais inspiradas e um surpreendente Marcelo Maciel que, alem do vigor e da aceleração habituais, ganhou bolas no alto, jogou com inteligência e acertou chutes até com a perna esquerda. E num dos chutões vindos da defensiva remista, o ''Foguete'' conseguiu ajeitar a bola para Toninho arrematar.

No segundo tempo a marcação remista se ajustou parcialmente, mas o time claramente não estava preparado para a difícil batalha desta noite. O time marabaense continou mandando na partida e o Remo lançava a sorte nos contra-ataques, que por várias vezes fizeram o goleiro Inácio mostrar serviço. Os gols do Águia foram de bola parada, mas oportunidades para concretizar com bola rolando não faltaram.

Importante ainda é enfatizar que todos têm sua parcela de culpa pela má atuação do time remista, mas hoje a parcela de Artur foi grande.

A evidente conclusão que fica é que a correria não se sobressai diante de um time bem armado e ensaiado.


A estréia de Claudinho: Discreto até demais. Em alguns lances demonstrou que pega bem na bola e que tem alguma visão de jogo, mas em nenhum momento aceitou a responsabilidade de comandar as investidas ofensivas da equipe. Me parece claro também que lhe faltam alguns atributos físicos que são importantes para o estilo de jogo que Claudinho se propõe a fazer, como arranque e força. Continuamos de olho.


---

Compre com segurança e por apenas R$12,90:

DVD Ginga, a Alma do Futebol Brasileiro, por Fernando Meirelles

12 comentários:

Unknown disse...

perfeita a analise joao...

vamos torcer pelo melhor

Anônimo disse...

João,

O jogo mostrou mais uma vez que o treinador do Remo não conhece nada em termos táticos. Um técnico que vai p/ o jogo sem estudar o adversário, só pode comandar no grito e o time jogar na base da correria. Não podemos esperar nada além disso, pois ele não tem capacidade p/ ser técnico de futebol.

Anônimo disse...

Muito bom, João!!!

Anônimo disse...

Muito boa a análise do jogo de ontem, o águia brincou de fazer um dois com a zaga do remo, só não tiveram uma vitória fácil pq o adriano ontem estava agarrando mais do que o normal, fez milagre, pensei que o blog fosse só sobre o remo por isso nunca lia, mas vi que tem até análises sobre o paysandu =), vou passar a ler e comentar com mais frequência, abraço primo

Anônimo disse...

eu disse que o bebeto não prestava, nunca jogou nada no paysandu, não tinha nem cacuete de jogador, só pq fez 1 gol em 6 meses jogando pelo corinthias a imprensa ficou enchendo a bola dele, e ontem ele não pode reclamar que não foi servido, falta é qualidade técnica pra ele, até o gordo do maurício oliveira era bem melhor que ele

Adriano Lopes disse...

Muito boa análise!

Erick Pinheiro disse...

Parabéns João, pelo que eu li te mostras mais técnico de futebol que o artur!

fucking shine disse...

Valeu, meu irmao. Mas também nao é pra tanto.

Obrigado à todos que vem comentando e contribuindo para o espaço.

Fernando Souza disse...

Parabéns pelos comentários!

Health Yatra disse...

Thank you, that was just an awesome post!!!

Stem Cell Therapy For Facial Skin Care in India disse...

Greetings and thank you very much for share

Stem Cell Therapy For Arthritis in India disse...

Thank you, that was just an awesome post!!!