Edson Gaúcho contrariando a regra

quarta-feira, 18 de março de 2009
Penso que para se tirar uma conclusão sobre a qualidade de um técnico, se deva dar as condições de trabalhos necessárias para isso. Ter um elenco montado antes do início dos trabalhos, 15 a 20 dias de preparação do time e outras condições básicas. Caso isso não ocorra, pode-se apenas dizer que o trabalho de um técnico não deu certo no momento, mas é imprudente questionar sua qualidade.

Este ano o Paysandu fez um bom planejamento e os resultados apareceram. Mérito de todos, inclusive de Édson Gaúcho, que se torna exceção à regra por ser um técnico carrancudo, que muitas vezes exige dos atletas coisa que não lhe compete, como dizer o que fazer ou o que não fazer em sua folga, é avesso a imprensa e parece ter um ímã de atritos com os profissionais dessa área. E o mais surpreendente de tudo: bancou no primeiro turno inteiro um time jogando com apenas um atacante e provou, para quem consegue enxergar, que a ofensividade de um time não depende do número de jogadores de frente.

Transformando em números, o Paysandu jogou no primeiro turno em um 4-5-1 ou 4-2-3-1, em que dois meias se movimentavam com total liberdade pela intermediária ofensiva, enquanto Zeziel as vezes se portava como um volante, fazendo a cobertura de Aldivan, o que as vezes não dava tempo de ocorrer e por isso passava a impressão que o time estava penso, pois Dadá se portava mais a direita da cabeça de área, e Mael centralizado. Essa foi a maior falha tática do time de Édson Gaúcho no primeiro turno e mesmo assim não lhe rendeu grandes infortúnios.

4 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns amigo João! Tema oportuno e com propriedade para falar sobre. Adicionarei seu link em meu blog - variedades.

Abraços.

Anônimo disse...

Parabéns amigo João! Tema oportuno e com propriedade para falar sobre. Adicionarei seu link em meu blog - variedades.

Abraços.

Anônimo disse...

Crie um Feed para seu Blog para que possamos acompanhá-lo.
Abrs

Sombra disse...

Não como tirar o mérito do Paysandu, mas, se observarmos bem vamos ver que ele tem tido sorte em alguns jogos decisivos. Exemplo, primeiro jogo da final do 1º turno o artilheiro do campeonato não jogou(helcio) e agora me parece que não vai jogar de novo. Fora outros detalhes em outras partidas. Mas merecem estar onde estão.